em Sem categoria

Este mês tivemos um  final de semana repleto de esportes de aventura, cultura, boa música e muito amor pelo meio ambiente. Isso por que nos dias 16 e 17 de dezembro ocorreu o River Games Festival, os jogos mundiais sustentáveis. O evento organizado pela ADERE (Associação de Desenvolvimento de Esportes Radicais e Ecologia) em parceria com a Itaipu Binacional e Fundação Parque Tecnológico Itaipu, ocorreu em Santa Teresinha do Itaipu, cidade vizinha a Foz do Iguaçu, e contou com atletas nacionais e internacionais competindo em mais de 10 diferentes modalidades de esportes de aventuras.

Cerimônia de abertura com celebração Havaiana e Haka.

Fotos das competições de Duatlon e MBT, Cross country e maratona aquática.

Além das competições, o evento contou com apresentações musicais, oficinas de yoga, circo, slackline, stand up paddle, canoa havaiana, escalada, kitesurf, arco e flecha, caiaque e rafting.

Oficinas ofertadas durante o evento aproximando o público do esporte

Outra atração do River Games Festival foi a presença de personalidades do mundo dos esportes radicais. Nesta edição contamos com a participação do surfista de ondas gigantes Carlos Burle, o remador taitiano Nephi Mana Tehiva, um dos maiores nomes da canoa havaiana no planeta e o canoísta extremo brasileiro Pedro Oliva, além do medalhista olímpico Isaquias Queiroz.

Carlos Burle no lançamento do seu livro durante o evento

O encerramento do primeiro dia de evento contou com a apresentação de Caê Uhuru Selector e Osas Destiny, direto da Nigéria e BNegão Bota Som.

Caê Uhuru Selector,  Osas Destiny e BNegão Bota Som.

Um dos temas importantes tratados no evento é a educação ambiental e a preservação do meio ambiente. Durante a realização do evento tivemos uma demonstração de quão urgente e necessário cuidar do nosso espaço. No dia 17/12, um forte temporal com ventos de cerca de 100 km/h atingiu a área de eventos, o que obrigou a organização a cancelar a final da competição de Slackline e show de encerramento e evacuar o local por motivo de segurança. Esses eventos climáticos tem se tornado cada vez mais recorrentes em nossa região, o que nos faz refletir sobre as mudanças climáticas e o que podemos fazer para minimizá-las.  

Não conseguiu ver esse evento lindo esse ano, não se preocupa mais que ano que vem tem mais!

Fotos: Marcos Labanca

Postagens Recentes