Foz do Iguaçu é mundialmente conhecida por possuir uma das 7 maravilhas do mundo natural: as Cataratas do Iguaçu.
Mas não são só as cataratas que atraem os visitantes a cidade! A possibilidade de imergir em duas culturas diferentes, além das comprinhas no Paraguai com precinhos bacanudos, fazem a escolha da cidade como destino pra próxima viagem ainda mais atraente.
Pra você que tá preparando sua viagem a tríplice fronteira mais famosa do Brasil, aqui vão algumas dicas Bambuzis pra você cruzar as fronteiras numa relax, numa tranquila, numa boa!
Preciso de passaporte para cruzar a fronteira?
Precisa não amiga. Argentina, Brasil e Paraguai fazem parte dos países do Mercosul, então transitar por eles não necessita de passaporte. Mas claro, se você quer ter o carimbo de cada país no seu passaporte, aí pode levar.
Que documento preciso levar pra entrar na Argentina?
Essa é fácil, se você é maior de idade, só precisa da sua identidade. Importante que ela tenha menos de 10 anos, com uma foto que permita sua identificação. Caso vá levar os pimpolhos com você na viagem(menores de 18 anos) é necessário, além do documento com foto, estar acompanhada dos dois pais, ou ter uma autorização para viagem internacional reconhecida em cartório.
Se for passar apenas por Puerto Iguazú você também pode usar sua carteira de motorista brasileira pra cruzar a fronteira. Mas fica ligado que com esse documento você só pode ficar no outro lado da fronteira por 72 horas desde sua entrada no país (conforme acordo de facilitação turística), e em um raio de 50Km da aduana. Passando este período você paga uma multa ao retornar ao Brasil, então se está pensando em passar uns dias em Puerto, traga sua identidade.
Que documento preciso levar pra entrar no Paraguai?
Em Ciudad del Este no Paraguai as coisas são beeeeem mais tranquilas. Como o fluxo de pessoas que cruzam a fronteira é muito grande, é muito difícil que você seja parado para a conferência dos documentos.
Se sua ideia for dar um rolezinho rápido só pra fazer compras ou conhecer o que Ciudad del Este, não se preocupe em parar na aduana. Apesar do controle não ser tão grande é importante estar com seus documentos em mãos(Identidade, Carteira de motorista ou passaporte), pois imprevistos acontecem e eles ainda podem ser necessários.
O caso de menores de idade, segue a mesma política citada acima para cruzar para a argentina.
Vai cruzar a fronteira de carro?
Pra quem vai cruzar a fronteira de carro, não pode esquecer da carta verde! Apesar da fronteira com o Paraguai não ter uma fiscalização tão rigorosa quanto a da Argentina, esse documento é obrigatório para quem vai atravessar de carro as fronteiras do Mercosul (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Venezuela e Uruguai. Bolívia está em processo de adesão).
A carta verde garante a seguridade de cidadãos dos países em questão, no caso de possíveis acidentes de carro.
Você deve contratar o serviço junto a uma corretora ou se informar com a locadora, se a ideia for alugar um carro. Os valores são pagos de acordo com a quantidade de dias que você vai permanecer no país, o mais barato sendo para 3 dias está em torno de R$ 53,00. Este documento é rapidinho de fazer e você pode perguntar na recepção do hostel, onde eles podem te indicar um lugar seguro para fazer esse documento.
O que mais eu preciso pra cruzar a fronteira tranquilo?
Se o seu objetivo é fazer compras, tanto na argentina quanto no Paraguai, deve ficar atento ao valor das cotas na hora de voltar pro Brasil. O limite para compras no Paraguai ou na Argentina é o mesmo, 300 dólares se a volta para o Brasil for por terra, esse valor é para uma pessoa no período de um mês, incluindo crianças.
Se você exagerar nas compras e ultrapassar esse valor, é cobrado 50% do valor excedente, explicando melhor, caso sua compra tenha sido igual a 400,00 dólares, 400-300 = 100. O valor cobrado será de 50,00 dólares.
Pra não ter dor de cabeça é melhor ter todas as notas em mão na hora de cruzar a fronteira e também na hora de embarcar na sua viagem de volta.
Para mais informações sobre cotas, e detalhes do que pode e o que não pode trazer ao cruzar a fronteira, consulte o site: http://idg.receita.fazenda.gov.br/orientacao/aduaneira/viagens-internacionais/guia-do-viajante/perguntas-e-respostas
Ainda com dúvidas? Precisa de mais alguma informação sobre a tríplice fronteira? Deixe um comentário e a gente tira todas suas dúvidas e te ajuda a ter as melhores experiências aqui na tríplice fronteira.
Pra conferir as melhores experiências e passeio da tríplice fronteira acesse: www.allaboutravels.com